Home / Notícias / Aplicativos / Huawei está em conversações com Aptoide para substituir potencialmente o Google Play Store, supostamente pediu aos desenvolvedores para publicar aplicativos no AppGallery

Huawei está em conversações com Aptoide para substituir potencialmente o Google Play Store, supostamente pediu aos desenvolvedores para publicar aplicativos no AppGallery

Huawei is in talks with Aptoide to potentially replace the Google Play Store, reportedly asked developers to publish apps on AppGallery

Pego no meio da fria guerra comercial entre os EUA e a China, a Huawei se viu sangrando pesadamente. Com um pedido recente do governo dos EUA, a Huawei não será mais uma parceira licenciada do Android. Isso significa que a empresa precisará confiar nos builds do AOSP para dispositivos futuros e não terá mais acesso às versões de pré-lançamento da versão comercial do sistema operacional do Google. Os próximos dispositivos Huawei não terão acesso ao Google Play Services ou a outros aplicativos do Google, e os existentes poderão receber suporte apenas enquanto a Huawei não os atualizar. Embora o Departamento de Comércio dos EUA tenha facilitado temporariamente essas restrições à Huawei, talvez não tenha tempo suficiente para aproveitar essa pausa. Uma vez que seus planos de substituir o Android pelo próprio sistema operacional podem demorar mais que o esperado, a Huawei planeja ampliar sua própria loja de aplicativos, conhecida como AppGallery. Enquanto isso, a gigante chinesa está consultando o mercado de terceiros Aptoide para oferecer aos usuários uma alternativa à Google Play Store.

Segundo a publicação portuguesa Dinheiro Vivo, a Aptoide já está negociando com a Huawei para aproveitar a oportunidade. O Aptoide hospeda mais de 900.000 aplicativos com quase 200 milhões de usuários. Ao lado de repositórios como o APK Mirror, o Aptoide é uma das fontes mais populares para baixar aplicativos para Android, mesmo quando não pode ser oficialmente suportado pela Google Play Store.

Ao mesmo tempo, a Huawei vem tentando convencer os desenvolvedores a publicar seus aplicativos diretamente no AppGallery da empresa. Isso permitirá que ele ignore as restrições estabelecidas pela proibição do governo dos EUA, embora os aplicativos do Google, como o YouTube, o Google Maps e uma série de outros serviços ainda estejam inacessíveis para os usuários. A empresa alega que até o final de 2018, o AppGallery atendia 50 milhões de usuários, informou a Bloomberg.

Na Europa, onde a Huawei desfruta de uma grande parcela da base de usuários de smartphones, está tentando incentivar as operadoras de telecomunicações a pré-instalar o AppGallery. Este movimento pode ser favorável para a empresa chinesa, uma vez que o Google enfrenta três acusações antitruste, incluindo uma relacionada ao Android. Neste caso, a União Europeia cobrada uma multa de 4,3 bilhões de euros (~ $ 4,8 bilhões) para forçar os usuários a usar seus próprios produtos, incluindo Google Search e manter o domínio sobre os resultados de pesquisa on-line, ofuscando assim plataformas concorrentes como o Bing ou DuckDuckGo.

É igualmente importante notar que, sem suporte para o aplicativo do Google, a etapa pode não ser muito apetecível para os usuários e para a Huawei. Estamos ansiosos para ver quanto tempo a empresa pode enfrentar essa resistência. Enquanto isso, há também a possibilidade de que o Departamento de Comércio dos EUA possa facilitar ainda mais a proibição, e até chegar a uma conciliação mútua eventualmente – como no caso de outra empresa chinesa, a ZTE.

Quanto à loja Aptoide, existem duas possibilidades de como a Huawei poderia usar sua popularidade. Ele pode pré-instalar a loja em smartphones Huawei ou integrar sua funcionalidade no AppGallery da Huawei. No entanto, a loja costuma ser usada para baixar aplicativos pagos gratuitamente, e isso pode preocupar desenvolvedores e o Google. Como a Huawei lida com isso é algo que aprenderemos a longo prazo.

Até lá, vamos mantê-lo informado sobre as implicações da proibição e também ficar de olho nas marés da mudança.

Fonte: XDA-Developers
Tradução: Google Tradutor

Author: lokolive

Amante de tecnologia e de games, atuo no mercado de trabalho com TI em uma empresa de Telecomunicações e nas horas vagas, procuro ajudar os amigos do fórum em seus problemas no dia-a-dia e aprender com eles também. 😉

Sobre lokolive

Amante de tecnologia e de games, atuo no mercado de trabalho com TI em uma empresa de Telecomunicações e nas horas vagas, procuro ajudar os amigos do fórum em seus problemas no dia-a-dia e aprender com eles também. ;)

Cheque em breve

Huawei avalia seu celular velho e ainda dá mais R$ 300 na troca pelo P30 Lite

Se você ficou de fora da primeira promoção da Huawei no programa de troca de …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: